Jazz


Oi gente!

O livro de hoje é o primeiro lido em fevereiro, Jazz.



A obra, escrita por Luís Fernando Veríssimo, é uma coletânea de crônicas baseadas em histórias de personalidades ligadas ao universo do jazz, bem como em experiências do próprio autor relacionadas ao tema, do período em que morou nos Estados Unidos.

Apesar de eu não saber muito desse gênero musical e de seus grandes músicos, cujos nomes aparecem bastante ao longo do livro, a leitura foi boa por descortinar mais um pouco da história musical americana. Avancei mais um pouco nesse processo (não planejado), que começou no livro Ragtime, comentado há uns meses atrás. Dessa vez, descobri um ritmo novo, o bebop, que, junto ao jazz e ao próprio ragtime, já entrou pra minha lista de favoritos nos apps musicais. 😄🎵

A obra é bem pequena, de leitura rápida, e o legal é que as crônicas conversam entre si em razão do tema geral, o que ainda não havia sentido nos livros de crônicas de Martha, lidos nos meses anteriores.

Me chamaram atenção, em várias passagens, as reflexões e críticas ao racismo, que marcou a história de grandes jazzistas. O livro me fez pensar sobre o quanto a humanidade deixa de evoluir ao não reconhecer e incentivar talentos ainda em vida por puro e simples preconceito.

Gostei bastante e recomendo. Ainda mais para leitores entendidos no tema. Veríssimo, além de escritor, é músico. Fã do gênero musical que dá nome ao livro, já era saxofonista antes de ganhar fama como cronista, o que dá uma ideia do quão maravilhoso pode ser esse livro para os amantes do jazz.

Para quem quer saber mais um pouco sobre essa vertente do autor, seguem alguns links:

https://www.youtube.com/watch?v=a5GdPLtFCbk - Veríssimo com sua banda, Jazz 6.
http://www.tribunapr.com.br/mais-pop/verissimo-da-cronica-ao-jazz/ - um pouco da ligação do autor com a música.
http://outrolaydodanoticia.com.br/2018/03/04/a-historia-do-jazz-segundo-luis-fernando-verissimo/ - crônica recente do autor dentro do tema.

Jazz for you.

😘🎷🎶



Comentários