Mindset A nova psicologia do sucesso, de Carol S. Dweck - 𝘙𝘦𝘴𝘦𝘯𝘩𝘢 𝘱𝘰𝘳 𝘔𝘢𝘳𝘤𝘰𝘴 𝘝𝘦𝘭𝘭𝘰𝘴𝘰
Opa pessoal, Hora do Livro na área. Segue a resenha de hoje, mais uma de Marcos Velloso. O livro é Mindset - A nova psicologia do sucesso (Carol S. Dweck):
O livro traz o conceito de dois tipos de mindset (forma de pensamento do cérebro): o fixo e o de crescimento.
No primeiro, as pessoas acreditam que suas características são inatas e imutáveis, como ser inteligente (e não burro), ser talentoso para as artes ou matemática ou como ser apto para os esportes.
No mindset de crescimento, a ideia é que as características podem ser perfeitamente alteradas, desde que se trabalhe duro para tal e que o aprendizado seja contínuo.
Um está associado ao talento nato; o outro, à dedicação árdua. No fixo, os novos desafios são bem-vindos, porque possíveis “fracassos” podem colocar em dúvida, por exemplo, a inteligência da pessoa que se considera com o “dom” da inteligência. Enquanto que, no de crescimento, esses desafios são aceitos de maneira diferente, uma vez que a relação com o erro e o julgamento alheio são encarados de maneira construtiva.
Resumidamente, esses são os conceitos principais do livro, que aborda, entre outras questões interessantes, como o elogio (errado) para crianças pode gerar nelas o mindset fixo.
A teoria parece óbvia, mas a autora mostra, com a pesquisa dela e diversos exemplos, como o tipo de pensamento fixo está arraigado em todos e que, para chegar ao mindset de crescimento, é preciso constante vigilância e interesse pelo aprendizado, fugindo da preguiça cognitiva.
É um livro de fácil leitura e que eu li em menos de duas semanas (275 páginas). Uma passagem do livro que eu destaco é a seguinte, já no final:
"Quando as pessoas - casais, técnicos esportivos e atletas, gestores e trabalhadores, pais e filhos, professores e alunos - mudam para um mindset de crescimento, passam de uma estrutura de julgar e ser julgado para outra de aprender e ajudar a aprender. Seu compromisso é com o crescimento, e o crescimento exige muito tempo, esforço e apoio mútuo.”
Conceitos muito interessantes, não é? Já consigo pensar em várias situações no meu dia a dia e fazer uma autoanálise de como tenho encarado alguns desafios, como voltar a aprender inglês e reformular minha forma de trabalhar. Bom assunto pra se aprofundar, dentro do tema inteligência emocional. Já querendo saber mais.
E você, consegue imaginar aplicações desses conceitos na sua vida? Se tiver alguma história, deixa um comentário.
Até a próxima!😘
Comentários
Postar um comentário