Dias de Abandono, de Elena Ferrante - 𝘙𝘦𝘴𝘦𝘯𝘩𝘢 𝘱𝘰𝘳 𝘓𝘢𝘪𝘭𝘢𝘩 𝘗𝘪𝘳𝘦𝘴


Olá amigos da Hora! A resenha de hoje é de Lailah Pires, do livro acima. Achei a capa incrível e parece ter muito a ver com a história, vejam só...

Quem nunca sentiu que entre a  sanidade e a loucura existe uma linha extremamente tênue, possível de ser rompida a qualquer momento, sem aviso prévio?

Algumas situações limites nos fazem encarar essa realidade e é esse o tema de "Dias de Abandono", livro da enigmática Elena Ferrante.

Olga - protagonista do romance - é abandonada por seu marido, recebendo a incumbência, após o anúncio da separação, de cuidar sozinha de dois filhos e um cachorro pelo qual sequer sentia muito afeto. 

Soterrada diante do peso de administrar o término repentino e inexplicável de um casamento de anos e a vida familiar, Olga gradualmente vai sucumbindo a uma espécie de loucura, que a despe da maioria dos freios sociais. Aos poucos, vai se dando conta de tudo que abriu mão para construir um lar e de como abdicar de tudo que era tanto para ela não lhe valeu de nada.

O enredo é perturbador na medida em que se percebe que a loucura que acomete Olga poderia nos acometer de modo semelhante e, muitas vezes, durante a leitura, me peguei sofrendo com a personagem e me enraivecendo com seu ex-marido ou, ainda, me sentindo um pouco louca também haha.

Leitura indicadíssima. Fikdik ;)

Comentários