Sintomas Mórbidos, de Sabrina Fernandes - 𝘙𝘦𝘴𝘦𝘯𝘩𝘢 𝘱𝘰𝘳 𝘔𝘢𝘳𝘤𝘰𝘴 𝘝𝘦𝘭𝘭𝘰𝘴𝘰

"Sintomas Mórbidos não é um livro de fácil leitura. É preciso estudar, tomar notas, ler com muita atenção. O livro é resultado da pesquisa de doutorado da Socióloga (e Youtuber) Sabrina Fernandes.

A obra elenca muitos conceitos e teorias sob a ótica marxista, tendo grande influência também do filósofo Antônio Gramsci. De uma maneira geral, aborda a fragmentação da esquerda brasileira, tendo como ponto primordial sua crise de práxis.

Um ponto bastante importante é a questão do processo de despolitização, por meio da pós-política e da ultrapolítica. É muito debatido no livro como o Partidos dos Trabalhadores (PT), nos anos em que governou o país, contribuiu para essa despolitização e consequente desmobilização das bases.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A discussão é permeada por inúmeros conceitos, levantados ao longo do texto: práxis, dialética, despolitização, ultrapolítica, melancolia, vanguardismo, sectarismo, pós-verdade, entre outros.

Por fim, um caminho proposto para uma unidade possível entre as muitas esquerdas passa pelo tão falado "trabalho de base", tendo como compromisso necessário a solução da crise de práxis. A autora ainda aborda um pouco da história dos partidos e movimentos ligados à esquerda, bem como distingue a esquerda radical da moderada.

O livro trata de temas complexos, sendo mais acessível para quem tem muito interesse no assunto ou para quem tem algum conhecimento das teorias abordadas no livro, bem como familiaridade com o linguajar mais acadêmico do texto.

Comentários